http://peticaopopular.com/view.aspx?pi=PT87720
Redução do IVA em Cabeleireiros e Barbearias
Para: Exmo. Presidente da República Portuguesa; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Primeiro Ministro; Exmo Ministro da Economia
O actual momento pandémico está a ser devastador para os salões de cabeleireiro. O primeiro confinamento deixou as suas marcas, exigiu muito investimento para se poder voltar a abrir com todas as medidas de higiéne e segurança, para cumprir com as normas impostas e para proteger trabalhadores e consumidores de possíveis contágios.
Este sector conta com 38 000 salões que empregam DIRECTAMENTE cerca de 53 000 pessoas.
MAIS de 30 000 empresas, responsáveis por cerca de 53 000 postos de trabalho, por um volume de negócio de 2 MIL MILHÕES DE EUROS.
Este segundo confinamento, e a sua longa duração, irá levar ao fecho de muitos salões de cabeleireiro e barbearias e ao endividamento de muitos outros para conseguirem manter o seu projecto.
A redução do IVA pode significar uma ajuda para todo o sector, uma ajuda REAL e dirigida a todos por igual, para todos aqueles que são empreendedores e/ou criam postos de trabalho.
Se, por um lado, percebemos a duração deste 2º confinamento como medida a evitar repetir-se num futuro próximo (que esse seria mesmo mortal para todo o sector), por outro lado estamos cientes de que precisamos de muita ajuda. Toda a crise que este confinamento acrescenta, irá ser arrastada pelos próximos anos.
As ajudas direccionadas especificamente para o nosso sector são poucas - muito poucas para tudo aquilo que temos que suportar.
Se em situação normal o nosso IVA é dos mais altos e representa uma alta carga fiscal dos salões de cabeleireiro, o que poderá reflectir-se em despedimentos e até em encerramento total de espaços .
Pedimos por isso que se "APARE o IVA" usando como referência o actual IVA da restauração de 13%, por cada vez mais existirem provas de que é um sector que representa bens essências que afectam directamente a saúde mental e emocional de cada cidadão.