http://peticaopopular.com/view.aspx?pi=PT86127
                            Profissionais de Saúde Apelam à Despenalização da Morte Assistida
                            Para: Senhor Presidente da República, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos, Senhora Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
                            
                            Somos profissionais de saúde, vivemos de perto o sofrimento daqueles que, mesmo não tendo cura, esperam de nós os melhores cuidados. Nunca abandonamos aqueles que cuidamos mas, demasiadas vezes, sentimo-nos frustrados pela impossibilidade de aliviar de forma satisfatória a agonia dos doentes, homens e mulheres sem esperança de vida, à espera que a morte ponha termo ao seu martírio.
 
 Recusamos manter ou iniciar tratamentos inúteis e sabemos as situações em que a boa prática é deixar morrer. Conhecemos as vantagens dos cuidados paliativos, mas também os seus limites. E conhecemos, ainda, as situações em que respeitar a vontade e o sentido do doente, e o seu direito constitucional à autodeterminação, significam aceitar e praticar a antecipação da sua morte – face a um pedido informado, consciente e reiterado –, não fosse a lei considerar como crime essa atitude exclusivamente movida pela compaixão humanista.
 
 Associamo-nos ao movimento em curso na sociedade portuguesa que defende a despenalização da morte assistida e apelamos à aprovação de uma lei que defina com rigor as condições em que ela possa vir a verificar-se sem penalização dos profissionais de saúde. 
 Uma lei que não obrigue ninguém, seja doente ou profissional, mas que permita a cada um encarar o final da vida de acordo com os seus valores e padrões. E que, ao mesmo tempo, atribua aos profissionais de saúde novas condições para melhor respeitarem a vontade livre e esclarecida dos doentes.
 
 Muitas associações de profissionais de saúde, um pouco por todo o mundo, têm colaborado na elaboração das leis e nos protocolos de actuação. Outras deixaram de censurar a prática ou, pelo menos, decidiram ser neutras no debate. 
 Isto não acontece em Portugal, numa ocasião em que sondagens mostram que a maioria da população e dos médicos portugueses é a favor da despenalização da morte assistida. 
 Aos profissionais de saúde é pedido o respeito pelo maior bem e interesse do doente, não esconder-se atrás de princípios que não são sagrados nem servem, nalguns casos, o melhor interesse do doente. 
                            
                            
                            
                            
                            
 
                            
                            
 
                            
                            
                         
                     | 
                    
                         
                            Assinaram a petição 
                            5
                            Assinantes
                         
                        
                        
                            O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição. 
                         
                        
                         |