Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Contra a subida e discriminação do IVA das Touradas para 23%

Para:  Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mos Líderes dos Grupos Parlamentares e Partidos com Representação Parlamentar

Na proposta de Orçamento para 2020, o Governo propõe alterar e discriminar o IVA das Touradas dos 6% atuais para a taxa máxima de 23%, mantendo o IVA nas restantes áreas culturais.

Trata-se de um assalto fiscal através de um ato de censura, inconstitucional e ilegal. Esta alteração terá graves consequências económicas para o setor, para o emprego e para a economia de várias regiões. Trata-se de um verdadeiro saque fiscal a este setor, com um ciclo económico muito ligado a regiões deprimidas e do interior, que movimenta mais de 2,5 milhões de pessoas nas diversas forma de tauromaquia.

A tauromaquia é uma atividade cultural com um enquadramento legal muito claro, estando estabelecido na lei portuguesa que "a tauromaquia é, nas suas diversas manifestações, parte integrante do património da cultura popular portuguesa" [Decreto-lei n.º 89/2014] e "uma atividade artística" [Decreto-lei n.º 23/2014).

Esta proposta coloca também problemas de constitucionalidade, estando em causa o principio da igualdade (artigo 13º) e os valores fundamentais integrados no direito à Cultura, de acordo com os artigos 73.º e seguintes da Constituição da República Portuguesa que dispõe que "todos têm direito à cultura" e "O Estado promove a democratização da cultura, incentivando e assegurando o acesso de todos os cidadãos à fruição e criação cultural".

O governo está a violar as suas obrigações constitucionais para alimentar pequenos grupos extremistas, depois de em 2018 ter sido aprovada a descida do IVA cultural para 6%, estes pretendem atacar esta área cultural através do IVA.

Deste modo vimos peticionar a não discriminação desta área cultural, o cumprimento da legalidade e a manutenção do IVA dos espectáculos culturais taurinos nos 6%, a mesma taxa de IVA dos restantes espectáculos, dando cumprimentos às obrigações constitucionais do Estado Português.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 Assinante

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.