Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

José Mourinho para salvar o Desportivo de Chaves já...!

Para: José Mourinho e Grupo Desportivo de Chaves

O Grupo Desportivo de Chaves atravessa um mau momento de forma e necessita de uma iniciativa que o revigore e salve da despromoção à Segunda Liga. Não é assunto para o Pai Natal, é matéria mesmo para quem perceba da poda e goste de desafios que o diferenciem dos demais.

Numa entrevista à televisão há uns poucos anos atrás, o José Mourinho reconhecia que não seguia muito os jogos da Liga Portuguesa, com excepção do Chaves, porque gostava da forma como o Luis (Norton de Matos) organizava as suas equipas.

O Desportivo de Chaves é mesmo o único clube do interior profundo de Portugal.

Os adeptos e os jogadores são verdadeiros "Valentes Transmontanos" - mesmo que venham da Galiza para ver o jogo ou tenham origem na Bielorrússia, Georgia, Arménia, Sérvia, Burkina Faso ou simplesmente Brasil. O clube é gerido pelo marido da ex-cantora Ágata e pelos seus filhos. O patrocinador das camisolas é o Museu do Pão de Ceia e o estádio é municipal e tem agora o nome do antigo presidente da câmara que há trinta anos o mandou relvar.

Em 13 jornadas, o Desportivo ganhou dois jogos e empatou um, tendo perdido todos os demais jogos. Sempre pela margem mínima, à excepção do jogo inaugural do campeonato no Porto.

Tem jogadores bons, outros que são promissores e ainda uns que são uma nódoa. Mas não é essa a questão desta Petição.

O José Mourinho é o treinador Português com maior notoriedade. Não precisa de dinheiro para viver e gosta de grandes desafios. O Desportivo de Chaves é um desses grandes desafios.

Difícil não é ganhar tudo ou quase tudo com o Porto do Deco, ou o Chelsea dos investimentos multimilionários russos, ou o Real Madrid, ou mesmo o Inter ou o Manchester United. Desafio é aceitar que em vez de ir descansar e gerir a proveitosa indemnização de agora, se dedica a uma causa desportiva ambiciosa, pelo mero prazer do fair play e sem precisar de ordenado: treinar o Desportivo.

Isso sim, fará a diferença.

Os adeptos do Desportivo irão sempre garantir-lhe calor humano, bom acolhimento e gratidão, boas refeições quentes no Inverno e um copo de vinho tinto dos lavradores locais para se manter animado, compensações a que não teria acesso nos sítios por onde tem andado.

Se não quiser aceitar um desafio desta natureza, então é porque o José Mourinho que se fez campeão quando ainda ninguém nele acreditava, já perdeu agora a chama dos desafios que o desafiam e se acomodou aos rendimentos estratosféricos do grande espectáculo dos media e das massas. Mas perdeu o prazer do ar frio do campo e da relva cortada nas montanhas onde jogadores modestos mas crentes nas suas capacidades dão todos os fins de semana ânimo, tristezas, irritações e alegrias aos adeptos locais.

Este é o desafio do desporto simples, e da paixão de gentes simples. E se o José Mourinho conseguir com esta equipa do Desportivo salvar a época, tirará disso mais felicidades do que de todos os milhões que agora vai receber. E dará obviamente um grande filme de temporada.

Alguém sabe como se pode reencaminhar isto para o próprio?


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
11 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.