http://peticaopopular.com/view.aspx?pi=PT83357
Pelo Afastamento de Políticos Corruptos das Eleições
Para: A Todos os Portugueses
As eleições autárquicas de 1 de outubro provaram que políticos condenados em tribunal por crimes fiscais ou quaisquer outros podem regressar à ribalta e ganhar nas urnas. Foi o caso de Isaltino Morais, em Oeiras, podiam ter sido os casos de Valentim Loureiro em Gondomar ou de Narciso Miranda em Matosinhos.
Em Portugal, o crime continua a compensar e é preciso fazer com que os políticos corruptos sejam impedidos de voltar a cargos públicos, mesmo que já tenham cumprido as penas. É preciso evitar que jornais de prestígio internacional como o espanhol “El País” titulem, como aconteceu após as autárquicas: “Isaltino, o presidente de Câmara corrupto que os portugueses adoram”.
Cabe na cabeça de alguém que um político possa liderar de novo uma Câmara depois de ter sido condenado a sete anos de prisão, a uma multa de meio milhão de euros e à perda do cargo por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais? No nosso país, é possível, mas tem de deixar de ser.
Para que não exista o risco de os crimes se repetirem, exige-se que políticos condenados sejam impedidos de se candidatar. Assine esta petição e contribua para despertar a consciência do nosso Governo, da nossa Assembleia de República e respetivos deputados. Chega de políticos condenados em tribunal a concorrer a eleições.