Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Contra a degradação dos serviços de telecomunicações

Para: Assembleia da República

A degradação dos serviços de telecomunicações em Portugal é uma realidade insofismável. Afecta milhões de clientes, circunstância que é particularmente agravada na actual situação de pandemia que atravessamos.

1 - Qualidade do serviço

A qualidade do serviço na generalidade das operadoras tem vindo a cair, sendo que tal situação se torna mais grave em zonas mais isoladas ou desfavorecidas mas que são igualmente habitadas por cidadãos portugueses.

2 - Despistagem de avarias

A despistagem das avarias é como todos sabem feita à custa do tempo e disponibilidade dos clientes. Não raras vezes os mesmos ainda pagam as chamadas para esse efeito do seu próprio bolso, não só trabalham de graça para as operadoras como ainda pagam para trabalhar.

3 - Atendimento ao cliente

A degradação do atendimento ao cliente tem sido gigantesca com tendência a piorar. Não falamos apenas dos cada vez mais elevados tempos de espera (já anteriores à presente pandemia), como também à crescente dificuldade do cliente encontrar meios alternativos de contactar o seu fornecedor de serviços.
Vejamos por exemplo o contacto telefónico. O cliente tem de ultrapassar inúmeros menus para não raras vezes chegar a um beco sem saída ou simplesmente ser redireccionado vezes sem conta entre diferentes serviços.

4 - Cartelização dos serviços de telecomunicações

Os cidadãos não compreendem como a Autoridade da Concorrência (ADC) não verifica este escândalo que são tarifários iguais ao cêntimo, o que efectivamente configura uma cartelização dos serviços de telecomunicações em Portugal, ou seja, OBJECTIVAMENTE não há concorrência alguma.

5 - Inépcia da ANACOM

A Autoridade Nacional das Telecomunicações perante todo este panorama nada faz. Parece-nos óbvio que a intenção das operadoras é fazerem o que bem entendem reduzindo ao máximo os custos. Se reduzir custos é o objectivo natural de qualquer empresa, já não é de todo ético que o façam diminuindo a qualidade de um serviço que apregoam fornecer, isto é verdade nas velocidades contratadas que não são honradas muitas vezes minimamente, sendo também verdade no crescentemente miserável apoio ao cliente.
As empresas escondem-se atrás de trabalhadores contratados precariamente e que trabalham em condições igualmente precárias. Não há pois uma responsabilização directa de quem gere estas empresas que é assim diluída em processos propositadamente complexos de reclamação que são construídos para dissuadir o cliente de fazer valer os seus direitos.

6 - Apelo à Assembleia da República

Apelamos pois à Assembleia da República onde estão os representantes eleitos de todos os cidadãos, para que se debruce sobre esta situação escandalosa que ameaça transformar precisamente os cidadãos em consumidores cordeiros onde apenas é reconhecido o direito de ... pagar!

Apelamos também à Assembleia da República para que desenvolva as diligências necessárias para que a ANACOM e a ADC (entidades públicas pagas por todos nós) comecem efectivamente a trabalhar em prol dos portugueses e não vergadas aos interesses dos cartéis das grandes corporações.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 Assinante

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.