Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Não tenho idade para estudar! Devolver o 9 Ano de Escolaridade Obrigatória a quem o tirou nos anos 90!

Para: Pessoas com 9 ano tirado nos anos 90 ou antes, obrigados a tirar o 12 ano hoje em dia (Adultos feitos!)

É isto mesmo!

Em primeiro lugar, estudar deve de ser para quem QUER e não para quem é obrigado.

Por exemplo, e bem real. Tenho um colega na turma, com 63 anos. Prestes a reformar se, nunca pegou num computador, não tem um em casa, não quer saber, não precisa nem gosta deles! Enfiam no numa turma de técnico de informática e multimédia, a sentir se burro! "Eu não quero saber disto, eu não tenho idade para estar aqui! Isto é ofensivo! Ter que vir estudar com esta idade?". E diz isto COM RAZÃO! Só porque não tem o 12 ano, e parece mal para a união europeia tanta gente em Portugal sem o 12 ano. Devia de parecer mal é O NÍVEL DE MISÉRIA E ORDENADOS A METADE DO RESTO DA UE!

Agora para se poder arranjar um trabalho medíocre como servir cafés, é se obrigado a ter o 12 ano? Para tudo, até quem trata do lixo!

Nos anos 90, fomos obrigados a estudar, tudo bem, estávamos na idade. Foi nos garantido que o 9 ano era a escolaridade obrigatória, tudo bem! Mesmo assim, as gerações antes da nossa podia ir trabalhar quando queriam, quando a família precisava! O meu Avo foi logo aos 14 anos "vergar a mola" e viveu assim a vida toda, a trabalhar. Agora, se ficasse sem trabalho, tinha que ir para as escolas do IEFP, espalhadas por todo o lado, estudar, senão cortam lhe o subsidio de desemprego miserável!

Felizmente não acontece com o meu Avo mesmo, mas tenho na turma onde estou bastantes Avo ! Que é ridículo! Uns com 60 anos! Gente com família, filhos, netos, quase perto da reforma, ficaram sem trabalho, e agora de repente, não obrigados a tirar o 12 ano, se não não podem trabalhar em lado nenhum! Nem a fazer O QUE FAZIAM!

E Europa quer o mesmo nível de educação, mas a Europa, dentro de muita outra coisa, esquece se que nós, Portugal, viemos em desigualdade e contra a nossa vontade fazer parte da União Europeia. Os outros Países, os ordenados são mais altos, o que permitia as famílias poderem ter filhos a estudar, nós não ! Eu se sai da escola no 10 ano, foi porque estava farto de viver sem 1 tusto na carteira, nem 1 escudo na altura! Fui trabalhar. Ninguém me impediu, 9 ano era o obrigatório.

10 anos depois, já não tenho a escolaridade obrigatória? Que fiz para merecer andar para trás? Nunca gostei de estudar, nunca fui bom a estudar. Não sou teórico, sou pratico! Aprendo com as mãos e não a ouvir um cromo qualquer a debitar PALHA . "Quem não sabe, ensina", pesquisem, o ditado existe por alguma razão!

Dou por mim, com idade onde já devia de viver fora da casa dos meus pais, doente, sozinho, debil, sem dinheiro a ter que andar a estudar e passar "módulos", os quais se falhas um, falhas o ano todo! Com professores a recibos verdes que se estão borrifando para os alunos, em 6 horas metem um exercício no quadro e abandonam nos, fazendo trabalhos para outras empresas, para ganharem de dois lados...SIM, isso é o que as escolas IEFP tem. Desinteresse TOTAL da maioria dos professores.

Os professores não querem estar ali.
Os "alunos" querem e precisam de trabalhar. Os que não tem mulher, casa, filhos, QUEREM VIR A TER! Com quase 40 anos, estou solteiro e a estudar?


EU QUERO A ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA QUE ME TIRARAM DE VOLTA!
Ou no MÍNIMO, estes empregadores de trabalhos medíocres (Empregado de Caixa no Continente ou outros, empregado de balcão em café, empregado de loja de rua, ou de centro comercial, REMOVAM o 12 DO OBRIGATÓRIO, ou METAM :

12 ano para quem nasceu após o 1990
9 ano (escolaridade Obrigatória na altura) para quem nasceu antes de 1990

QUEM NÃO PODE NEM QUER ESTUDAR, TEM DIREITO A VIVER, TAMBÉM EXISTE E TAMBÉM TEM CONTAS A PAGAR! NÃO QUEREMOS MAIS ESTUDOS, NÃO TEMOS IDADE PARA ISSO!

Assina se concordas, e espalha! Mesmo que tenhas o 12 ano, achas certo teres estudado 3 ou 4 anos para o ter, e hoje em dia alguém tira lo em 18 meses? Alguém que nem quer estar a estudar?

FIM DE CURSOS EFA NS (EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS). Educação a um adulto de 50 ou 60 anos é OFENSIVO. Continuem apenas os cursos para as profissões.

A MANIA DAS APARÊNCIAS DE PORTUGAL NA EUROPA NADA DE BOM PODE TRAZER! Querem tudo igual, estudos, educação dos povos, MAS OS ORDENADOS NÃO! TEMOS QUE VIVER COM METADE!

Ninguém precisa de saber a tabela periódica para esfregar o chão ou servir um café. E TODOS precisamos de um ordenado. Haja dignidade e respeitar os Direitos Humanos!

Assina! Espalha! Comenta!


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.