http://peticaopopular.com/view.aspx?pi=PT85973
SIM ORDENADO MINIMO - REFORMA MÍNIMA SIM
Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República
PETIÇÃO PÚBLICA
SIM ORDENADO MÍNIMO – REFORMA MÍNIMA SIM
Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República
Apesar da existência de dez partidos políticos no parlamento e ainda um partido específico para reformados, há uma classe de gente em Portugal que parece esquecida por todos.
É exatamente a classe de gente mais deserdada de abril, são os reformados compulsivamente pela febre das (re)privatizações dos anos 80/90, trata-se de gente (NR/VT) – novos para a reforma e velhos para trabalhar
Foram aos milhares sacudidos de empresas que haviam de ser entregues aos novos donos, limpinhas e expurgadas de compromissos com trabalhadores.
Foi exatamente essa juventude laboral de sessenta/setenta do séc. XX, por ventura o período geracional de maior acuidade técnico profissional que foi vitimada por essa primeira e gigantesca onda de ganância da economia de mercado.
Assim, ainda novos, milhares de trabalhadores qualificados foram lançados no mercado do desemprego, do subemprego ou atraídos para aventuras prometedoras de autoemprego sustentável.
São esses deserdados da “Europa connosco” e da globalização que hoje engrossam as filas dos reformados (Nem-Nem), nem saúde, nem médico, nem dinheiro para lares, nem quem defenda os seus elementares direitos.
Neste sentido e tendo em conta o crédito que nos merece e a esperança que depositamos no consagrado órgão soberano que Vossa Excelência dignamente preside, dirigimo-nos a Vossa Excelência solicitando de Vossa Excelência o agendamento para discussão em Assembleia da República e consequente aprovação de uma norma legislativa que consagre a obrigatoriedade de os governos sempre que determinem o aumento do ordenado mínimo nacional, determinem também e em simultâneo atualizar todas as reformas abaixo do respetivo valor do ordenado mínimo nacional na mesma percentagem em que este foi aumentado mais 0.5%, de forma a fazer convergir e não afastar os parcos rendimentos do trabalho
.
Cientes da vossa generosidade e consciência, respeitosamente os abaixo assinados subscrevemos esta petição.