http://peticaopopular.com/view.aspx?pi=PT84219
Petição por mais referendos em Portugal
Para: Presidente da Republica ,Assembleia da República ,Primeiro Ministro
Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro Ministro
Assunto: Pedido para mais refendos em Portugal
Factos
O grupo de cidadãos abaixo assinados, vem por este meio requerer o seguinte desejo:
que sejam realizados mais referendos em portugal como a alteração a nossa forma de governação de democracia representativa para uma democracia semidirecta.
Este pedido deverá ser tomado com toda a urgência e brevidade possível que se execute a acção, se moralize o país e que a imagem de um Portugal politico atento e renovado possa transpor fronteiras quanto antes!
Como cidadão, promotor deste documento, gostaria de clarificar que acho que chegou o momento de os cidadãos poderem decidir do seu futuro e do futuro dos seus filhos acabando assim com os interesses das classes, e oportunismo partidário que só tendem a agravar a péssima imagem que a classe politica e partidária conquistou não só no nosso país, como além fronteiras. Fica-nos a sensação de uma ganância desmesurada e sem pudor, explorando ao máximo os limites legais, que se sabem, criados por essa mesma, classe politica.
Enquadramento e Afirmação:
Democracia semidirecta o que é?
A democracia semidirecta é uma forma de democracia que possibilita um sistema mais bem-sucedido de democracia frente às democracias representativa , ao permitir um equilíbrio operacional entre a representação política e a soberania popular directa. A prática desta acção equilibrante da democracia semidirecta, limita a “alienação política da vontade popular”, onde “a soberania está com o povo, e o governo, mediante o qual essa soberania se comunica ou exerce, pertence ao elemento popular nas matérias mais importantes da vida pública”.Uma democracia semidirecta é aquela em que a maioria, tendo poder de decisão sobre todas as decisões colectivas que lhe diz respeito, decide sobre as que considera mais importantes, ao intervir através de referendo sobre as decisões mais importantes do país e delega a decisão sobre as menos importantes, aos representantes eleitos para este fim.
No mundo actual o único País no mundo que têm uma democracia semidirecta é a Suíça .
Um dos Países com melhores condições salariais, melhor qualidade de vida, um sistema de saúde dos melhores da Europa ,onde a taxa de IVA é de 7% e uma segurança social das melhores da Europa ( as reformas na Suíça tem tecto máximo de 1700 euros) ,um sistema financeiro dos mais prestigiados do mundo (Bancos ) .
O exemplo da Suíça é um bom exemplo que a democracia semidirecta é o melhor modelo de governação possível (A Suíça é um Estado Federal desde 1848 com uma governação de democrática semidirecta).
Como todos sabemos, uma grande viagem começa sempre por um pequeno passo. É pois em nome desse pequeno passo que os abaixo assinados dão também este pequeno passo, subscrevendo esta
Petição. Alimenta-nos a esperança de que a classe partidária se possa elevar um pouco mais, e seja capaz de se tornar mais amigável na forma como se relaciona entre si , e perante os cidadãos que a elegeram democraticamente.
Na expectativa de uma resolução,
atentamente
PELO CONTROLE DO GOVERNO NAS MÃOS DO POVO E NÃO SOMENTE NO DIA DAS ELEIÇÕES
Só uma democracia semidirecta poderá mudar o rumo de Portugal e o futuro dos nossos filhos .
|
Assinaram a petição
1
Assinante
O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.
|