http://peticaopopular.com/view.aspx?pi=PT82220
A casa onde morreu o poeta Cesário Verde no Paço do Lumiar, Envergonha o menos sensível cidadão que passe em frente à sua fachada
Para: Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e População em Geral.
Excelentíssimos Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Senhores Vereadores, Presidente da Junta de freguesia do Lumiar.
A casa onde morreu o poeta Cesário Verde no Paço do Lumiar, mais precisamente o imóvel com os números 12-14 no Largo de São Sebastião. Envergonha o menos sensível cidadão que passe em frente à sua fachada! (Pelo menos assim o creio).
Muitos Fregueses das Freguesias do Lumiar e de Carnide, condenaram o Estado dizendo que ele não deva adquirir este imóvel, mas sim, contribuir para que, através de boas traduções, os estrangeiros possam conhecer a sua poesia, também sei que visitar a casa onde Cesário Verde, é mero perder de tempo, já não existe nada da época nem do poeta para ver.
Também sei, que para que uma casa seja transformada em casa-museu, é preciso haver dinheiro para essa conversão, por isso resumindo:
-A falta de sensibilidade, neste caso é evidente, estamos e estaremos eternamente em crise, onde a falta de dinheiro servirá de desculpa para muita coisa.
-Apesar, dos “Bernardos e das Franciscas”, estudarem nos colégios “queques” existentes na envolvência deste imóvel, a falta de sensibilidade cultural, causou porventura, dormência no cérebro dos influentes pais que estacionam em frente ao dito imóvel. As cataratas das influencias que o poderiam salvar, causa-lhes porventura insensibilidade perante o abandono a que o imóvel está sujeito.
-Será que nem um valha-lhe São Sebastião o poderá salvar?
Será esta mais uma das muitas casas esquecidas espalhadas pela capital? Casas, onde os buracos de estuque deixam a estrutura de pedra à vista, onde as rachas nas paredes aqui e ali desafiam as minhas dioptrias, transformando-se num pantone contrastando com a negligencia e a falta de consideração por um imóvel que tem afixado na sua fachada uma lápide de uma homenagem feita pela digníssima Câmara da minha cidade.
…dói-me a cabeça. Abafo uns desesperos mudos:
Tanta depravação nos usos, nos costumes!...
Aguardo uma resposta de Vossas Excelências…
Vitor Bom Norte
Carnide dia 30 de abril de 2017
|
Assinaram a petição
7
Assinantes
O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.
|