Para que Joaquim Namorado, venha em breve , a ter os seu nome na toponímia figueirense.
39 Assinantes
Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
os peticionários abaixo identificados e assinados , pela presente , ousam solicitar a Sua melhor compreensão e atenção para o que passam a expor e solicitar:
1 . Em 1983 Joaquim Namorado foi homenageado na Figueira, por iniciativa do jornal Barca Nova. 2 . Entre as diversas iniciativas, duas das quais promovidas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e aprovadas por unanimidade:
- a criação do Prémio Literário Joaquim Namorado e
- a integração na toponímia figueirense do nome do Poeta , tendo entãol sido aprovada a atribuição do seu nome a uma praceta que hoje tem o nome de Madalena Perdigão.
3 . Muitos anos depois, no passado dia 30 de junho de 2014, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, na inauguração de uma mostra bibliográfica comemorativa do centenário de nascimento de poeta, escritor e professor Joaquim Namorado, o vereador da Cultura, dr. António Tavares, verificando a injustiça que estava a ser cometida, prometeu vir a dar finalmente o nome de Joaquim Namorado à toponímia figueirense ;
4 . o que até hoje não se concretizou!
5 . A Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, acabou por perder o espólio de Joaquim Namorado .
6 . A cultura na Figueira merecia mais !
7 Perderam-se oportunidades em junho de 2014.
Nesta perspectiva os peticionários solicitam os bons ofícios de V. Exª. para que Joaquim Namorado, venha, em breve, a ter os seu nome na toponímia figueirense, uma cidade que ele escolheu para viver e morrer e a quem deu tudo.
A BEM DA FIGUEIRA DA FOZ
Ver Mais...

Versão Desktop