Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Petição Pública pela instalação de Estações de Dessalinização da Água do Mar

Para: Exmº Senhor Presidente da República | Senhor Primeiro Ministro| Senhores Deputados dos Partidos PS, PCP-Verdes, BE, PSD, CDS, PAN

Excelentíssimos e Digníssimos Senhores

É do conhecimento geral que a seca que assolou o território continental português até à tempestade ANA, foi a mais longa e severa desde que há registos sobre a pluviosidade em Portugal.

Prevê-se que as alterações climáticas que estão a atingir o nosso país e a Península Ibérica deverão agravar-se com períodos de seca mais prolongados e extremos, enquanto persistir o problema do grave desequilíbrio entre a acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera e a sua absorção pelos ecossistemas terrestres.

Assim, é previsível que os caudais dos principais rios transfronteiriços, (Douro, Tejo e Guadiana) venham a sofrer de grande diminuição nos períodos de estiagem, com graves implicações para o abastecimento de água a Espanha e Portugal e a originar problemas políticos transfronteiriços daí decorrentes.

Já foi noticiado na comunicação social que o clima de Portugal Continental se irá assemelhar ao de Marrocos dentro de algumas décadas.

Assim, pedimos que, perante a escassez dos recursos hidrológicos que se avizinha a médio e a longo prazo, seja considerada a viabilidade de instalação, em Portugal, de estações de dessalinização de água do mar para se fazer face às múltiplas e crescentes necessidades hídricas, a exemplo do que sucede no Médio Oriente, Austrália, Ilhas Caraíbas e em muitas outras regiões da Terra com difícil acesso a água doce.

Consciente de que a escassa disponibilidade de água doce se poderá converter num problema com o qual estaremos confrontados a médio e a longo prazo, solicito a melhor atenção de Todos Vossas Excelências para o assunto exposto e a tomada das medidas preconizadas.


Francisco de Assis Basto da Costa Reis – Cartão de cidadão nº 00562809


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
11 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.