Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Pelo fim dos TPC's no 1º Ciclo de Escolaridade!

Para: Ministério da Educação

Sabia que os alunos do 1.º ciclo são os que têm mais trabalhos de casa para fazer depois das aulas? Um estudo feito no final do ano passado mostra que as crianças mais novas em idade escolar passam 15 a 30 minutos a realizar os TPC atribuídos pelos professores todos os dias, quando podiam estar a brincar com os pais, irmãos ou avós.

No mesmo estudo, os professores inquiridos justificam os trabalhos de casa com a “criação de hábitos de estudo” e com o “fomento de autonomia do aluno”, o que não deixa de ser louvável, mas perde o sentido quando em causa estão meninos e meninas de seis anos, que ainda não estão, nem poderiam estar, preparados para lidar com tais exigências.

Obrigar as crianças a fazer os TPC todos os dias, incluindo fins-de-semana, é antipedagógico e já se sabe que a carga letiva em Portugal é muito elevada. A maioria dos professores acha-a natural e muitos pais consideram-na suportável, mas está na hora de acabar com os exageros. O bom-senso deve imperar porque não estamos propriamente a falar de entradas na universidade.

Se concorda com a petição para diminuir de forma drástica a carga de trabalhos de casa no 1.º ciclo de escolaridade, assine e divulgue porque as nossas crianças só tem seis anos uma vez.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
658 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.