Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Queremos um Serviço do Metro de Lisboa que sirva melhor a população

Para: Governo e Assembleia da República

O Metro de Lisboa, que já foi por diversos anos, considerada a melhor Empresa de Transportes, pelos seus utentes, é hoje, um dos maiores alvos de críticas e de reclamações dos mesmos que a elegeram.

Chegámos aqui por incompetência dos nossos governantes, que não se preocupam com a oferta, o conforto e a segurança dos utentes, consequência de um desinvestimento numa forte e fiável gestão pública.

Neste momento, no Metro, falta tudo. Faltam meios humanos, pois foram muitos os que foram “convidados” a rescindir os seus contratos de trabalho. Para terem uma ideia, temos menos 50 maquinistas, logo a oferta não pode ser a mesma. Nas áreas da manutenção também faltam as pessoas, os meios e as peças para a manutenção do material circulante, consequência da redução de custos a que obrigaram a Empresa, o que a par com o natural desgaste do material coloca em risco o normal funcionamento do serviço.

Aos trabalhadores falta já a paciência, porque estão cansados, desgastados, passaram por processos muito complicados de mudança, por perseguições, provocações e ameaças e para colmatarem as faltas de pessoal são obrigados a trabalhar mais horas, sem condições, nem meios. Agora estão no seu limite e as administrações continuam a olhar para os números e esquecem-se das pessoas.

Pelos utentes, falta o respeito que eles nos merecem, falta a limpeza das estações e dos comboios, falta a manutenção das escadas rolantes, dos elevadores, faltam comboios e os tempos de espera aumentam. Faltaram os bilhetes nas máquinas, essa situação já foi resolvida, mas mais uma vez, foram os trabalhadores que vestiram a camisola da Empresa, para que os impactos negativos fossem amenizados.

Se a isto tudo, juntarmos a expansão da rede, o aumento da procura, em parte como consequência do aumento do turismo, podemos compreender que nem com mais 30 trabalhadores contratados, se resolverão todos os problemas que para os trabalhadores e para a população, são urgentes.

Depois, falta ao Governo e às Administrações olhar para as Empresas lembrando-se que elas são feitas das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas, pois só quem tem esta visão das Empresas pode melhorar, inovar, mudar, criar.

No Metro o motor propulsor do comboio serão sempre os trabalhadores e gostávamos que quer o Governo quer os Administradores nunca o esquecessem, pois só assim é possível fazer um bom trabalho.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
155 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine a Petição.